Após divulgação de áudio sobre possível golpe envolvendo a CEEE Equatorial em Pelotas, grupo desmente

Foto: Divulgação

Um áudio denunciando um possível golpe envolvendo a CEEE Equatorial em Pelotas, na região Sul do Estado, está circulando nas redes sociais e deixando moradores da cidade em alerta. Na mensagem, uma mulher afirma que pessoas estão se passando por funcionários da empresa, cobrando débitos e oferecendo o pagamento destes via cartão de crédito. O grupo Equatorial, entretanto, afirma que não se trata de um golpe, mas sim uma novidade.

Na mensagem de voz, a mulher conta que recebeu a informação vinda do irmão, que é dono de um comércio na rua Adolfo Fetter, no bairro Laranjal. “Ele me alertou que anda uma caminhonete, com o emblema da Equatorial, com as pessoas com crachá, com escada em cima, com tudo, como se fosse a Equatorial, mas são golpistas”, afirma.

Ela segue dizendo que os funcionários cobraram duas contas de luz atrasadas e apresentaram a máquina de cartão, para que ele realizasse o pagamento dos débitos e a energia não fosse cortada. De acordo com o áudio, as contas do homem estavam pagas e ele informou que iria verificar com a empresa antes de pagar, com isso, os agentes teriam ido embora e avisado que voltariam mais tarde. Ela finaliza aconselhando as pessoas a não realizarem pagamentos ou conversarem com os representantes da Equatorial.

Em outro áudio, desta vez de um homem, afirma também ter visto a caminhonete, desta vez em outro bairro e que este não seria o veículo usado pelo grupo responsável pela CEEE.

Contraponto

O Bairrista entrou em contato com a assessoria da Equatorial, que informou não se tratar de um golpe e que os agentes que atuam no corte de energia estão portando máquinas de cartão de crédito “de modo a permitir que o cliente efetue o pagamento de uma eventual conta atrasada e evite a suspensão do fornecimento de energia”, afirma a nota.

O grupo ainda ressalta que a negociação de débitos com o cliente é feita somente por meio de cartão e nenhum funcionário recebe pagamento em espécie ou através de outra modalidade. 

O grupo ainda alerta que as pessoas mantenham as contas em dia. Em caso de cobrança por parte de funcionários portando roupas e crachás específicos, estes se tratam de agentes da CEEE Equatorial. Caso o morador ainda desconfie de seus débitos a orientação é que este contate as centrais de atendimento.

Confira a nota da CEEE Equatorial na íntegra: 

A CEEE Grupo Equatorial informa que os agentes que atuam em corte de energia estão portando maquininhas para quitação de débitos, de modo a permitir que o cliente efetue o pagamento de uma eventual conta atrasada e evite a suspensão do fornecimento de energia.

Com objetivo de trazer maior facilidade aos clientes, a CEEE Grupo Equatorial passou a utilizar, desde o início de 2023, as máquinas de cartão (as famosas “maquininhas”) em suas agências de atendimento e com suas equipes em campo, para a quitação de faturas em débito ou crédito.

Nas agências, cerca de 70 unidades já estão disponíveis nas 40 agências de atendimento (com exceção dos postos credenciados), permitindo também que o consumidor evite o deslocamento aos bancos e agências lotéricas para o pagamento das contas de energia. As máquinas permitem pagamentos em cartões Visa, MasterCard, Elo e Hipercard. Além das opções de débito e crédito, o consumidor também poderá realizar o parcelamento de débitos pendentes.

É importante ressaltar que a negociação de débitos com o cliente é feita somente por meio de cartão e nenhum agente da CEEE Grupo Equatorial recebe pagamento em espécie ou através de outra modalidade.

Procedimento

Para a utilização da maquininha em uma agência de atendimento da CEEE Grupo Equatorial, os clientes devem ter em mãos o número da Unidade Consumidora (UC) e o cartão para pagamento.

O atendente irá operar a “maquininha”, digitando o número da Unidade Consumidora (UC) e outras informações necessárias. Após o cliente optar pela forma, o pagamento será efetuado com digitação da senha na própria máquina. 

Quando aprovada, serão impressas duas vias de registro, sendo uma delas do cliente e a outra da companhia de energia.