Quase emprestado ao Grêmio e jogador do Xavante; relembre histórico de Pelé no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/Santos

Pelé vai deixar saudades. Ídolo máximo do futebol brasileiro e mundial, o Rei mudou completamente a história do futebol. Eternizado com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira, o maior de todos também teve sua história vinculada ao Rio Grande do Sul, passando perto de ter defendido duas equipes do Estado no seu início de carreira.

Tu Viu?

Rei Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

Aos 16 anos de idade, Pelé começou a ter suas primeiras oportunidades pela equipe principal do Santos. Em 1957, a equipe alvinegra decidiu realizar uma excursão no Rio Grande do Sul, quando Pelé ainda era reserva. Com uma lesão de Del Vecchio durante os amistosos, principal jogador santista da época, o Rei passou a ter mais oportunidades e gerou interesse entre as equipes do Grêmio e do Brasil de Pelotas

Quase emprestado para o Grêmio

Após acompanhar as partidas do Santos e enfrentar a equipe paulista, o tricolor se interessou pelos jovens da base dos paulistas, especificamente por Pelé. Por ser banco, o Grêmio tentou um empréstimo com o Santos, que chegou a estudar a proposta para dar mais rodagem ao jogador.

Foto: Divulgação/Museu do futebol

Pelé no Xavante

Pelo lado do Brasil de Pelotas, a contratação do jovem santista chegou ainda mais perto de se tornar realidade. Após o duelo entre as equipes, o Santos se interessou pelo craque do Xavante, o Jairzinho. Sem a intenção de liberar seu melhor jogador de forma barata, Clóvis Russomanno, presidente do Brasil de Pelotas na época, disse que só existia uma possibilidade de fechar negócio: uma troca por Pelé.

Em um hotel no centro da cidade de Pelotas, uma proposta pela transferência foi oficializada. A intenção de Clóvis era uma troca de Jairzinho por Pelé e mais 400 mil cruzeiros. Por ser reserva, sem dimensão do potencial do Rei, a proposta parecia justa, mas o Santos acabou desistindo da negociação.

Craque de verdade joga em qualquer posição

Talvez o momento mais inusitado da carreira do Rei teve o Rio Grande do Sul envolvido. Na partida Santos 4 x 3 Grêmio, válida pela Taça Brasil de 1964, Pelé chegou a jogar de goleiro. É exatamente isso que você leu. Após marcar três gols no jogo, o craque foi quem vestiu as luvas após a expulsão do goleiro Gilmar, já que não restavam mais substituições. Jogando os minutos finais da partida, Pelé não foi vazado.

Pelé no gol em Santos x Grêmio em 1964 – Foto: Pelé/Redes sociais

Contra os gaúchos

Contra equipes do Rio Grande do Sul, o Rei disputou um total de 30 partidas, colecionando diversos momentos importantes. Bem no início de carreira, o RS foi o berço de alguns dos primeiros marcos. O seu terceiro gol da carreira, entre os 1.281, foi na cidade de Bagé, diante do Guarany. Seu quarto gol também foi no estado, desta vez no gramado do Alfredo Jaconi, contra o Flamengo (antigo Caxias).