Nos pênaltis, Sercesa vence a SER Santiago e é campeã da Copa RS de Futsal 

Foto: Guto Albuquerque/Sercesa

Em uma peleia com duração de mais de 2h30, a Sercesa sagrou-se campeã da Copa RS de futsal na noite desta terça-feira (27). A partida foi marcada por diversas paralisações e confusões, mas também por emoção e destaque do goleiro visitante. Além do título, a equipe de Carazinho garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2023. 

A noite decisiva no Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto, em Santiago, na Região das Missões, prometia um jogo truncado. Após empate em 5×5 no jogo de ida, a volta foi de mais estudo por parte das equipes e menos bola na rede.

Um novo empate no marcador levava a decisão para os pênaltis, e foi o que aconteceu após os donos da casa, a SER Santiago marcar, faltando 27 segundos para o fim da partida e cravar um 2×2 no tempo normal.

O jogo

Com dois minutos jogados, a SER Santiago chegou duas vezes com perigo. Maqui, uma vez errando o alvo e outra com interceptação do goleiro Léo Borba. Um minuto depois, houve a resposta da Sercesa, com Moretto chutando de longe e parando na defesa do goleiro Baranha. 

Faltando 11 minutos, após falta próxima a grande área, Jarré mandou uma bomba em direção ao gol, após cobrança ensaiada, e abriu o marcador para a Sercesa, fazendo 1×0. O resultado persistiu no primeiro tempo, embora as tentativas das duas equipes.

Segundo tempo

Já a segunda etapa começou com os ânimos acirrados. Logo no primeiro minuto, após falta dura, o pivô da equipe visitante, Kaio, foi expulso. Abaixo de reclamação dos jogadores, a torcida da equipe mandante passou a jogar bebidas dentro da quadra e a partida ficou paralisada por mais de dez minutos. 

Dois minutos depois de retomar o jogo, a SER Santiago teve um pênalti assinalado, após falta dentro da grande área. Na cobrança à meia altura de Bigode, melhor para o goleiro Léo Borba, que defendeu e manteve a Sercesa na frente do placar. Bastou isso para, novamente, o clima esquentar e a torcida voltar a jogar água dentro da quadra. Como reprovação, a equipe visitante deixou a quadra e novamente a partida foi pausada.

Com a bola novamente rolando, faltando 12 minutos para o fim da partida, a Sercesa ampliou o marcador. A jogada iniciou com o goleiro Léo Borba, recolocando a bola em quadra, e uma troca de passes rápidos. No lançamento dentro da área, Bilo aumentou, fazendo 2×0 para a equipe de Carazinho.

Faltando 11 minutos, novo pênalti marcado para a SER Santiago, após Ronaldão ser derrubado dentro da grande área. Na cobrança Ademir, mandou uma bola alta, e descontou para a equipe da casa, 2×1. 

Faltando 27 segundos, utilizando o goleiro linha, a SER Santiago deixou tudo igual. O empate gerou uma nova confusão entre os jogadores. A equipe da Sercesa a afirmou que o goleiro Léo Borba foi chutado com a bola em mãos, além de alegar que a trave havia sido empurrada pelos torcedores que estavam atrás da meta. A partida ficou pausada por cerca de 20 minutos até ser sinalizado o gol de empate. O 2×2 levou a decisão para as penalidades máximas, sem prorrogação.

Penalidades máximas

Nos pênaltis, a equipe de Carazinho marcou com Bilo, Rômulo, Moretto, Léo Borba e Jarré. Já o time da cidade de Santiago balançou as redes com Ademir, Pablo, Maqui, enquanto o goleiro Léo Borba defendeu o pênalti de Saraiva.

Com o placar de 5×3 nas penalidades, a Sercesa garantiu o título da Copa RS de futsal 2022 e representará o Estado na Copa do Brasil do ano que vem.