Ministério da Saúde libera vacinação contra covid-19 em crianças a partir dos seis meses sem comorbidades

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde deu aval para o início da vacinação de crianças de seis meses a quatro anos de idade contra a Covid-19. A nota técnica, publicada na última semana, reconhece a incidência da doença nos pequenos menores de cinco anos e busca diminuir o número de infecções pela Sars-Cov-2 no novo grupo.

Tu viu?

R$ 500 milhões: Prêmio da Mega da Virada será o maior da história
Quarta com risco de tempestades em grande parte do Estado

Ao GZH, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que “o Estado cumpre o que é determinado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, mas não informou nenhum cronograma para o novo grupo. Segundo a SES, o RS aguarda o envio de doses de Pfizer pediátrica, por parte do Governo Federal. Entretanto, a pasta não explicou se municípios com doses em estoque – após a utilização em crianças da mesma faixa etária com comorbidades – já podem começar a aplicação. 

Pfizer baby

O imunizante da Pfizer para crianças, com ou sem comorbidades, entre seis meses e quatro anos foi aprovado pela Anvisa em setembro. Entretanto, até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses da chamada “Pfizer Baby” apenas para as crianças que tivessem alguma comorbidade. 

Mudanças

A nota técnica também traz uma mudança, quanto ao intervalo de aplicação das três doses da Pfizer Baby. O Ministério da Saúde orienta que as duas primeiras doses sejam aplicadas com um intervalo de quatro semanas e não de três semanas. Já a terceira dose deve ser aplicada pelo menos oito semanas após a segunda.

Além disso, crianças de três e quatro anos de idade que receberam a primeira dose da Coronavac devem completar o esquema vacinal (segunda dose) com a Coronavac, e não com a Pfizer pediátrica.

Importante

A vacina da Pfizer destinada para crianças de seis meses a quatro anos possui a tampa do frasco na cor vinho, diferentemente dos outros imunizantes do laboratório.

O imunizante para crianças de cinco a 11 anos tem a tampa laranja. Já a vacina da Pfizer aplicada a partir dos 12 anos possui frasco na cor roxa.