Saveiro rebaixada e com adesivos da polícia é apreendida em Caxias do Sul

Saveiro rebaixada utilizava adesivos com as cores e símbolos da polícia
Foto: Divulgação/BM

Uma Saveiro rebaixada e com adesivos irregulares foi apreendida em Caxias do Sul, na serra gaúcha, neste domingo (13). O veículo estava caracterizado com as cores e símbolos semelhantes à uma viatura da Brigada Militar de Caxias do Sul, durante uma exposição nos Pavilhões da Festa da Uva.

Tu viu?

Veja quais serviços funcionam no Estado no feriado de 15 de Novembro
Prêmio histórico da Mega da Virada começa a receber apostas nesta quarta-feira

Conforme a Brigada Militar, uma denúncia foi recebida pela corporação relatando a exibição do veículo. O dono do carro, de 22 anos, foi informado sobre a infração e encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade. Ele alegou que colocou os adesivos para participar da exposição de veículos. A Saveiro rebaixada foi removida com guincho até o depósito do Detran. 

Não pode adesivar o carro com o símbolo e cores da polícia?

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há qualquer norma ou proibição sobre adesivagem de veículos nas cores e símbolos da polícia. Porém, a conduta pode ser tipificada como crime pelo Código Penal. Conforme o parágrafo terceiro do artigo 296, quem faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou outros símbolos identificadores de órgãos públicos pode ser preso de dois a seis anos e levar multa.

Além disso, a Saveiro apreendida em Caxias do Sul também estava com a suspensão alterada. Nesse caso, o veículo pode ser enquadrado no Artigo 230 do CTB, sobre alteração de característica sem autorização. Modificar a cor ou característica, no caso de Caxias a altura do veículo foi alterada, pode gerar infração grave, multa e retenção do veículo para regularização