Rolando Boldrin é velado na Assembleia Legislativa, em São Paulo

Rolando Boldrin é velado na Assembleia Legislativa, em São Paulo
(Foto: Divulgação/TV Cultura)

O corpo do ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin, que morreu na tarde de quarta-feira (9), aos 86 anos, está sendo velado hoje (10) no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O velório, aberto ao público, começou às 8h, e deve seguir até às 15h.

Após a despedida dos fans, o sepultamento ocorre no cemitério Gethsêmani Morumbi, na Zona Oeste da capital paulista. Essa cerimônia, que ocorre às 17h, entretanto, será restrita a familiares e amigos do artista.

Segundo a TV Cultura, local em que trabalhou até os últimos dias de vida, Boldrin morreu devido a uma insuficiência respiratória e renal. O artista estava internado no Hospital Albert Einstein há dois meses.

Carreira

Com mais de 60 anos de carreira na televisão, Rolando Boldrin apresentou o programa musical “Sr. Brasil” por 17 anos, na TV Cultura. O artista se consagrou como um dos principais expoentes da cultura sertaneja e das raízes da música caipira no Brasil.

Um de seus grandes sucessos foi o Som Brasil, criado pelo próprio artista, que começou no rádio e estreou na TV Globo em 1981. Além de contar “causos”, dançava, exibia peças de teatro, pequenos documentários e atrações musicais. 

Na televisão, ainda apresentou os programas “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, estava à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.

A veia artística também fez o paulista lançar sua carreira musical. Boldrin estreou na música, em 1960, como um participante do disco de Lourdinha Pereira, que viria a se tornar sua esposa, mais tarde. Além de lançar seu primeiro álbum solo em 1974, “O Cantadô”, Boldrin fez sucesso no país com músicas como “Eu, a viola e Deus”, “Acorda, Maria Bonita”, “Moda do fim do mundo.”

Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Os Deuses Estão Mortos”, “Quero Viver”, “Mulheres de Areia”, “Os Inocentes”, “A Viagem”, “O Profeta”, “Roda de Fogo”, “Cara a Cara”, “Cavalo Amarelo” e “Os Imigrantes”.

Ouça os sucessos de Rolando Boldrin

Homenagens