Neve é registrada em novembro pela 1º vez na história do Brasil

Neve em novembro é registrada pela 1º vez na história do Brasil
(Imagem: Reprodução / @metsul)

O Brasil registrou, nesta terça-feira (1º), o primeiro episódio de neve, em novembro, no Brasil. O fato, inédito, foi visto em Santa Catarina, no alto do Morro da Igreja e gravado por uma equipe de televisão.

Tu viu?

Segundo a MetSul, o fenômeno, chamado de precipitação invernal, é inédito, em novembro. Nos últimos 100 anos não há dados que apontem algo semelhante nessa época do ano. Conforme o geógrafo Nilson Wolff, entre 19 e 20 de outubro de 1946, anotações históricas mostram que nevou em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Mas, em novembro, jamais.

Os termômetros, na região do Morro da Igreja, que fica a 1800 metros de altitude, na Serra catarinense, marcaram -0,4ºC no momento em que a neve foi documentada. E a meteorologia não acredita que pare por aí. Há a possibilidade de neve, ou de chuva congelada, até quinta-feira (03), nos pontos mais altos do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.

“É o tipo de prognóstico que jamais imaginamos fazer, a possibilidade de nevar em novembro”, afirma o meteorologista com mais de 40 anos de experiência, Luiz Fernando Nachtigall

Por que isso acontece?

As temperaturas foram derrubadas por uma massa de ar frio que começou a se deslocar pelo Estado ainda na segunda-feira (31). Esse sistema está associado a uma massa de ar polar, o que fez com que comportamento do tempo destoasse do normal para a época do ano.

De acordo com a MetSul, o frio atinge o Sul, parte do Centro-Oeste e do Sudeste , e até o Norte do Brasil.