(Imagem: Agência Brasil)
Um dos momentos mais aguardados pelas crianças durante todo o ano está chegando: o Natal. E já têm cartinhas disponíveis pra sermos um Papai Noel dos Correios. Pessoas físicas, empresas e órgãos públicos podem participar da tradicional ação anual, que ajuda a manter viva a esperança das crianças mais carentes.
Até 16 de dezembro, as cartas podem ser retiradas nas agências credenciadas, ou de forma online. Os presentes, entregues nas unidades dos Correios participantes, serão levados aos remetentes da respectivas cartas.
Quem escreve as cartinhas?
As cartas são escritas por crianças de até 10 anos, ou por pessoas com deficiência de qualquer idade. Além delas, o projeto também faz parceria com escolas públicas, selecionando as mensagens de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes estaduais e municipais, além de creches, abrigos, e núcleos socioeducativos.
Como enviar uma cartinha pro Papai Noel dos Correios?
A criança deve escrever a mensagem em uma folha de papel, de forma manuscrita e, posteriormente, tirar uma foto da carta. A ideia é contar um pouco sobre a vida e falar do que gostaria de ganhar. Depois de fazer a imagem da cartinha, é preciso preencher este formulário, com as informações da entrega. Não serão aceitas cartas com fotos das crianças, endereço ou telefone. A adoção é anônima e apenas os Correios têm os dados do remetente.
Como adotar um pedido?
Uma pessoa pode adotar até 50 cartinhas diferentes e pode cancelar ou trocar os pedidos a qualquer momento durante a campanha. Entretanto, se um padrinho desistir de um pedido, e não devolver a carta, a criança em questão não terá a chance de ser escolhida por outra pessoa e, consequentemente, não terá seu pedido atendido. Daí não dá, né?
Entrega dos presentes
Deve ser feita nas agências participantes, e em locais definidos em cada estado. É preciso afixar o cabeçalho da carta no presente, com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. Conforme os Correios, o número na embalagem identificará a carta atendida. Se o brinquedo for frágil escreva “Frágil” na embalagem. No caso de bicicletas, devem ser entregues em caixas, de preferência.
Caso os presentes não possam ser entregues, por problemas no endereço do destinatário, serão destinados a instituições sem fins lucrativos.
Campanha Papai Noel dos Correios
A tradicional mobilização anual para atender pedidos de crianças carentes no Natal já existe há mais de 30 anos. Tudo começou com a comoção dos empregados que recebiam as cartinhas enviadas para o Bom Velhinho e resolveram se mexer. Hoje, a ação une a empresa e estimula milhares de pessoas pelo Brasil.
O objetivo dos Correios, segundo a própria empresa, é incentivar a escrita e estimular o desenvolvimento das crianças, tanto na parte cognitiva quanto na emocional.