(Foto: Michel Corvello/Prefeitura Pelotas)
______________________________________
Um moranguinho nessa época do ano vai bem, né? E a gauchada do Sul do Estado que sabe a importância da fruta para a região lotou o parque Stone Land, que fica no 4º Distrito de Pelotas, neste final de semana, para prestigiar a 4ª Festa Municipal do Morango.
Música, brinquedos para recreação, comércio de flores, artesanato, moda, agroindústrias, expositores e serviços preencheram os dias de mais de 20 mil pessoas que passaram pela festa entre sábado (12) e domingo (13).
Tu viu?
Veja quais serviços funcionam no Estado no feriado de 15 de Novembro
Prêmio histórico da Mega da Virada começa a receber apostas nesta quarta-feira
Nos últimos dez anos, Pelotas dobrou a área plantada e triplicou o número de produtores de morangos. Atualmente a cidade conta com o maior número de produtores da fruta do Estado, 200 no total. Além de ser o quarto município gaúcho em produção, colhendo cerca de 1.700 toneladas.
A festa veio como oportunidade para os responsáveis dos mais de 80 expositores e 150 bancas, que nos últimos três anos não puderam expor seus produtos na festa, devido a pandemia, e foram para as ruas da cidade vender a fruta.
A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) ainda realizam o levantamento, junto a Emater, sobre a quantidade vendida durante os dois dias de festa. Entretanto, pela boa passagem de público no local, a expectativa é de recorde de vendas.
De olho no próximo evento
A partir de agora a cidade passa a se preparar para a celebração de outra fruta. De 25 de novembro a 9 de dezembro acontece a 9ª Quinzena do Pêssego com a Festa Municipal marcada para o dia 4 de dezembro. A programação ainda é esperada e deve ser conhecida ainda nesta semana.