(Imagem: Divulgação / TRE)
Os municípios de Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul terão eleições suplementares no próximo dia 30 de outubro, segundo turno das eleições 2022. Isso quer dizer que, além de escolherem o novo governador do Rio Grande do Sul, e o próximo presidente da República, os eleitores dessas cidades também votarão para prefeito.
Os gestores eleitos, em 2020, nesses três municípios, tiveram seus mandatos cassados e, portanto, uma nova votação é necessária para reestruturar a gestão municipal. A ordem dos números, na urna, no dia 30, será governador, presidente e, por último, prefeito.
Tu viu?
- UFRGS abre inscrições para o vestibular 2023
- Onyx (PL) e Eduardo Leite (PSDB) disputam o segundo turno para o Piratini
Cachoeirinha
A cidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, conta com 104.314 eleitores. No próximo dia 30, eles serão distribuídos em 276 seções situadas em 34 locais de votação. Eleitos prefeito e vice em 2020, Volmir José Miki Breier e Maurício Rogério Tonolher tiveram seus mandatos cassados, em abril deste ano, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RS. Miki Breier também foi declarado inelegível até 2028.
Candidatos
1 – Prefeito Cristian Wasem Rosa e Vice Delegado João Paulo Martins (MDB/PP/PDT/Republicanos/Avante);
2 – Prefeito David Almansa e Vice Ester Ramos
(PT/PcdoB/PV)/Federação PSOL-REDE);
3 – Prefeito Dr. Rubinho e Vice Prof. Jack Ritter
(União Brasil/ Federação PSDB Cidadania/Solidariedade/PSC/PTB/PL/Podemos/PSC/Patriota/PRTB).
Cerro Grande
Cerro Grande, no Norte do Estado, tem 2.579 eleitores. No dia 30 de outubro, serão oito seções, distribuídas em quatro locais de votação. A nova eleição municipal ocorre como consequência da cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita, eleitos em 2020, Valmor José Capelett e Gláucia Regina Brocco. O TRE-RS divulgou a decisão em abril deste ano.
Candidatos
1 – Prefeito Alvaro Decarli e Vice Givanildo José Cenci
(MDB/PP/PDT/Republicanos/Avante);
2 – Prefeito Gilmar Benedette e Vice Albino João Orso
(ambos do PDT)
Entre Rios do Sul
No Noroeste do Estado, em Entre Rios do Sul, 2.661 eleitores escolherão o novo gestor municipal. Para atendê-los, serão nove seções eleitorais, distribuídas em cinco locais de votação. As eleições suplementares são essenciais para reconstruir a gestão da cidade após a cassação do prefeito e do vice, eleitos em 2020. O TRE-RS proferiu a sentença contra Jairo Paulo Leyter e Auri Luiz Vassoler, em maio deste ano. Além da perda do cargo, Leyter está inelegível até 2028.
Candidatos
1 – Prefeito Irson Milani e Vice Adenilto Conti – Chapa única.