Foto: Luciano Lanes/ PMPA
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu, na manhã desta quinta-feira (3), quatro comportas do sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre. As passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, foram liberadas após a redução do nível do Guaíba, que caiu de 2,81 metros para 2,6 metros nas últimas 24 horas, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).
Segundo o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, a liberação dessas estruturas permite a retomada das atividades na área portuária, incluindo operações econômicas e de mobilidade urbana.
“Estas são as comportas que impõem mais restrições à cidade. Por isso, foram as últimas a serem fechadas e as primeiras a serem reabertas com a queda do Guaíba”, afirmou.
As comportas 11, 12, 13 e 14, que estão em obras desde maio, também foram fechadas recentemente por precaução. No entanto, só serão reabertas conforme o avanço das intervenções, que envolvem fechamentos definitivos e substituição de portões. A previsão é concluir as obras nas comportas 11, 13 e parte da 14 em seis meses, conforme a prefeitura. Já os trabalhos nas passagens 12 e na outra metade da 14 devem durar até 10 meses.
Das 14 comportas do sistema, 11 seguem ativas. As passagens 3, 5 e 7 foram eliminadas com a ampliação do Muro da Mauá em concreto armado.
O fechamento preventivo das comportas começou pela número 12, na Zona Norte da Capital, com sacos de argila e areia. A decisão foi tomada pela Comissão Permanente de Acompanhamento (Copae), coordenada pelo prefeito Sebastião Melo no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), após o nível do Guaíba subir e atingir a cota de inundação durante os dias 28 e 29 de junho.