RS registra -9,1°C em Pinheiro Machado e tem manhã mais gelada do ano

Foto: Fabricio Colvero / Batepapoastronomico

O Rio Grande do Sul enfrentou nesta quarta-feira (2) a madrugada mais fria de 2025 até agora, com temperaturas negativas em grande parte do estado, segundo a Metsul. O destaque foi Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, que registrou impressionantes -9,1°C — a menor temperatura do ano no RS e uma das mais baixas dos últimos anos, segundo dados de estações meteorológicas particulares.

De acordo com medições de órgãos como o Inmet, Epagri e redes particulares, cerca de 500 municípios gaúchos amanheceram com mínimas abaixo de zero, com exceção de áreas litorâneas e próximas às lagoas. No topo da lista também estão São José dos Ausentes (-6,8°C), Soledade (-6,1°C) e André da Rocha (-5,4°C). Os Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e a Serra do Sudeste concentraram os registros mais extremos.

A onda de frio é resultado da segunda massa de ar polar que atinge o estado em menos de uma semana, com origem no Cone Sul. A influência desse sistema tem provocado recordes de frio históricos também na Argentina e Chile, onde há registros de neve em 16 das 23 províncias argentinas.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas também despencaram. A Capital marcou 2,1°C no Jardim Botânico. Gravataí registrou 0,4°C, enquanto cidades como Viamão (1,7°C), Canoas (2,0°C) e São Leopoldo (1,5°C) também tiveram amanhecer gelado.

Esta foi a 27ª madrugada do ano com registro de temperaturas negativas no território gaúcho — sendo 3 em abril, 6 em maio, 16 em junho e, agora, duas em julho. A expectativa é de que o frio continue nos próximos dias.