INSS começa a devolver valores cobrados indevidamente de aposentados nesta segunda-feira

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber o estorno a partir desta segunda-feira (26). Ao todo, serão devolvidos R$ 292 milhões. A restituição ocorrerá automaticamente junto ao pagamento dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o INSS, a suspensão dos descontos foi determinada no fim de abril, mas como a folha já estava processada, os valores ainda foram retidos nos pagamentos realizados entre 24 de abril e 8 de maio. O governo decidiu não repassar os montantes às entidades associativas, garantindo o reembolso direto aos beneficiários.

Não é necessário fazer solicitação para receber a devolução. O INSS orienta que as informações sejam acompanhadas exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135, e alerta para possíveis tentativas de golpe.

Caso o beneficiário identifique cobranças indevidas anteriores, pode registrar o pedido de revisão pelo Meu INSS. O instituto exigirá das entidades a comprovação de autorização dos descontos. Se não comprovado, os valores deverão ser devolvidos ao INSS, que repassará o montante ao aposentado ou pensionista por meio da conta bancária ou cartão magnético utilizado normalmente.

Desde sexta-feira (24), quem desejar contratar empréstimo consignado com desconto direto no benefício precisa realizar identificação biométrica na plataforma Meu INSS.