Foto: Fernando Dias/Seapdr
A semana começa com o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul e a chegada da primeira onda de frio do ano. A partir desta segunda-feira (26), instabilidades climáticas ganham força no Estado, e até quarta-feira (28) a previsão é de acumulados superiores a 100 mm em algumas regiões, como Bagé.
A combinação entre chuva e frio intenso pode provocar geada e até neve em pontos altos da Serra Gaúcha na madrugada de quinta-feira (29).
Conforme a Climatempo, uma área de baixa pressão sobre o interior do continente intensifica as pancadas de chuva já nas primeiras horas desta segunda, especialmente nas regiões Oeste e Sul. Ao longo do dia, a instabilidade avança para todas as regiões gaúchas.
A Defesa Civil do RS emitiu alertas para o risco de cheias em córregos e arroios, alagamentos urbanos e elevação de rios como Ibicuí, Quaraí e Santa Maria.
As temperaturas oscilarão entre 12°C e 28°C até quarta-feira, quando uma frente fria começa a atuar com força. A tendência é de queda nas temperaturas, com mínimas de até 2ºC no Estado. Em Porto Alegre, a variação prevista é de 8ºC a 21ºC. O vento deve intensificar a sensação de frio.
A chuva prevista para os próximos dias é considerada expressiva. Em Bagé, por exemplo, podem ser registrados até 150 mm — volume acima da média histórica de maio, que é de 129,6 mm.
A Defesa Civil reforça o alerta para eventuais transtornos, como alagamentos e deslizamentos pontuais, e recomenda atenção redobrada durante o período.