DetranRS alerta para golpe envolvendo CNH Social; inscrições são gratuitas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O DetranRS emitiu um alerta neste fim de semana sobre golpes relacionados ao programa CNH Social. Segundo o órgão, mensagens que circulam solicitando pagamentos simbólicos para inscrição no programa são falsas. O Detran reforça que a CNH Social é totalmente gratuita e qualquer cobrança deve ser desconsiderada.

O programa foi lançado na última quinta-feira (08), em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com o objetivo de oferecer a carteira nacional de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda no Rio Grande do Sul.

As inscrições abrem nesta segunda-feira e os interessados devem atender a alguns critérios: ter mais de 18 anos, renda familiar de até três salários mínimos, residir no RS há pelo menos dois anos e estar inscrito no CadÚnico até 28 de fevereiro de 2025.

A iniciativa é uma parceria entre o DetranRS e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e prevê um investimento de R$ 13,8 milhões. Ao todo, serão disponibilizadas 3 mil vagas, definidas por sorteio. O programa cobre todos os custos do processo de habilitação, incluindo exames médicos, aulas teóricas e práticas, e a prova final.

O DetranRS reforça que qualquer comunicação oficial será feita por canais verificados e recomenda que a população não forneça dados ou realize pagamentos solicitados por mensagens suspeitas.