Foto: Reprodução/SporTV
A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) emitiu uma nota de repúdio às declarações do zagueiro Vitão, do Inter, após a derrota para o Corinthians no último sábado (3), em Itaquera, por 4 a 2.
O defensor fez duras críticas à arbitragem de Paulo César Zanovelli e citou três lances em que, segundo ele, o árbitro errou: a expulsão de Bruno Henrique, o pênalti não marcado sobre Wesley e a não expulsão de Yuri Alberto, que já tinha cartão amarelo quando cometeu uma falta antes do segundo gol anulado do Corinthians.
“É 11 contra 12 nessa porcaria aqui”, declarou o zagueiro, após o término da partida.
Em nota, a Abrafut afirmou que a atitude de Vitão foi “absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte” e anunciou que irá apresentar uma denúncia formal contra o jogador no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O Internacional foi derrotado por 4 a 2, em um jogo cheio de polêmicas. Além dos lances apontados pelo defensor, o árbitro anulou dois gols do Corinthians, enxergando falta no início das jogadas. Um pênalti também foi dado ao time paulista, que gerou o terceiro gol da equipe.
A equipe colorada deixou o gramado descontente com a arbitragem da partida.
Veja a nota completa:
A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à postura do atleta Vitão, do Sport Club Internacional, após a partida contra o Corinthians, realizada em 03/05/2025.
Durante suas declarações, o jogador dirigiu palavras ofensivas ao árbitro Paulo César Zanovelli, utilizando termos desrespeitosos e insinuando favorecimento à equipe adversária.
Tal comportamento é absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte. Críticas construtivas fazem parte do futebol, mas insultos, insinuações maliciosas e a falta de respeito ao trabalho dos profissionais da arbitragem não podem ser tolerados. O respeito à arbitragem é fundamental para a manutenção da integridade das competições e para a valorização de todos os envolvidos na construção do espetáculo esportivo.
Diante da gravidade dos fatos, a Abrafut informa que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis.
Reiteramos que a arbitragem brasileira merece respeito. Atitudes como essa não apenas atacam um profissional, mas atingem todo o futebol nacional e sua credibilidade.
Respeito é o mínimo. E vamos exigi-lo.