IPVA 2025 no RS: prazo para pagamento com desconto termina em 30 de abril

 Foto: Divulgação/EPTC/PMPA

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até esta quarta-feira (30) para quitar o IPVA 2025. Neste ano, o vencimento do imposto foi unificado, exigindo que todos os contribuintes efetuem o pagamento até essa data, independentemente do final da placa.

A mudança no calendário, determinada por lei estadual, busca simplificar o processo de quitação e ampliar o prazo para organização financeira dos motoristas. Além disso, permite aproveitar os descontos oferecidos sem a necessidade de acompanhar vencimentos escalonados.

Entenda como funciona o novo prazo unificado

Antes, o pagamento do IPVA era escalonado conforme o número final da placa do veículo. Com a unificação, todos os proprietários têm o mesmo prazo de vencimento: 30 de abril. A medida facilita a vida de quem possui mais de um veículo e amplia o tempo para quem teria vencimento antecipado.

Multas e consequências para quem atrasar o pagamento

Quem não quitar o IPVA até o prazo final estará sujeito a multa diária de 0,334% sobre o valor do imposto, limitada a 20%, além da incidência de juros. Caso o débito permaneça aberto por mais de 60 dias, o contribuinte poderá ser inscrito em Dívida Ativa e sofrer outras penalidades legais.

Veículos flagrados em circulação com IPVA atrasado correm risco de apreensão, além de custos adicionais com multas, remoção por guincho e diárias no depósito do Detran.

Descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão são válidos até 30 de abril

Até o vencimento, motoristas podem garantir abatimentos de até 20% no imposto, combinando os programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Quem estiver há três anos sem infrações pode obter até 15% de desconto no Bom Motorista. Já o Bom Cidadão oferece redução de 5% para contribuintes que registrarem, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF entre 1º de novembro de 2023 e 30 de outubro de 2024.

Como consultar e pagar o IPVA 2025

Para verificar valores e gerar o QR Code para pagamento via Pix, é necessário acessar o site oficial do IPVA utilizando autenticação pela conta gov.br. O governo do Estado alerta que não envia links ou boletos por e-mail ou WhatsApp e orienta atenção ao beneficiário no momento do pagamento para evitar fraudes.