Inter reencontra rivais históricos na fase de grupos da Libertadores 2025

Foto: Ricardo Duarte/Inter

O Internacional conheceu seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores 2025. Inserido no Grupo F, o Colorado enfrentará Nacional-URU, Atlético Nacional-COL e Bahia, em uma chave que soma sete títulos da competição e carrega muita rivalidade histórica.

A principal novidade do grupo é o Bahia, que, operando como SAF, ganhou maior poder de investimento e chega forte na disputa. Além disso, o time baiano já foi um algoz do Inter, decidindo o Campeonato Brasileiro de 1988. Na ocasião, o Tricolor de Aço venceu o primeiro jogo da final por 2 a 1, em Salvador, e segurou um 0 a 0 no Beira-Rio, conquistando seu segundo título nacional.

Na Libertadores de 1989, os clubes voltaram a se enfrentar. O Bahia levou a melhor nos dois jogos da fase de grupos, mas o Inter deu o troco nas quartas de final, vencendo em casa e empatando fora para avançar no torneio.

Outro adversário com grande histórico contra o Inter é o Nacional-URU. O primeiro grande embate entre os clubes foi na final da Libertadores de 1980, quando os uruguaios levaram a melhor, segurando um empate em Porto Alegre e vencendo em Montevidéu por 1 a 0, conquistando o título.

O troco colorado veio em 2006, nas oitavas de final. Após empate no Uruguai, o Internacional venceu por 2 a 1 no Beira-Rio e eliminou o Nacional, caminho que levou ao primeiro título da Libertadores. Ao todo, os clubes se enfrentaram em 12 partidas, com cinco vitórias coloradas, cinco empates e duas derrotas.

Já o Atlético Nacional-COL tem menos confrontos contra o Internacional. As equipes se enfrentaram apenas na Libertadores de 1993, pelo Grupo 4, com uma derrota e um empate para o Inter, que acabou eliminado na fase de grupos.

Agora, em 2025, o Internacional chega embalado pelo título estadual e mira a classificação no Grupo F, deixando para trás antigos fantasmas da competição.