Polícia Civil prende cinco suspeitos de facção criminosa envolvida em homicídios no Vale dos Sinos

Foto: Divulgação/PCRS

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (20), a Operação Vindices para desarticular uma organização criminosa ligada a homicídios na região do Vale dos Sinos. A ação, conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Novo Hamburgo (DPHPP/NH), cumpre 24 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo e Charqueadas.

Até o momento, cinco suspeitos foram presos e três armas de fogo apreendidas. A investigação teve início após um crime ocorrido em 30 de março de 2024, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, onde uma vítima foi brutalmente agredida com golpes de arma branca e tiros. O ataque teria sido ordenado por membros de uma facção criminosa, sob a alegação de que a vítima estaria envolvida em atos obscenos e estupro de vulneráveis.

Os suspeitos possuem ligações com o tráfico de drogas na região, e a investigação identificou fornecedores, intermediários e operadores logísticos do grupo. Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, a operação faz parte do protocolo de enfrentamento aos homicídios praticados por facções criminosas.

O delegado Thiago Carrijo Fraga, responsável pela Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, reforçou que o combate a grupos envolvidos em homicídios é uma prioridade do DHPP. Já o delegado Gabriel Borges, titular da DPHPP de Novo Hamburgo, destacou que a ação atingiu não apenas lideranças, mas toda a cadeia criminosa responsável pelo crime investigado.

A Polícia Civil segue com as diligências para aprofundar as investigações e combater a atuação do crime organizado na região.