Foto: Reprodução
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) atualizou, na quarta-feira (19), as providências tomadas após o episódio envolvendo um formando que tentou comparecer à cerimônia de colação de grau com uma suástica no rosto.
O caso ocorreu antes da formatura dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, na última terça-feira (18), no Salão de Atos da instituição.
Seguindo a recomendação da Procuradoria Federal da UFRGS, o vice-reitor Pedro Costa e o coordenador de Segurança Mozarte Simões da Costa Junior registraram um boletim de ocorrência na Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre. Além disso, a Reitoria agendou uma reunião com a Procuradoria para sexta-feira (21), onde serão discutidas as medidas administrativas cabíveis.
Na manhã da quarta-feira, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) enviou um ofício solicitando a anulação da diplomação do aluno envolvido no caso. A UFRGS informou que aguardará os desdobramentos das investigações antes de tomar qualquer decisão sobre o pedido.
A instituição reforçou seu posicionamento contra qualquer tipo de manifestação de ódio ou violação dos direitos humanos dentro de seus espaços e garantiu que continuará agindo com firmeza diante de episódios como este.