Foto: Miguel Scapin/O Bairrista
O Rio Grande do Sul pode ter atingido um novo recorde absoluto de temperatura nesta terça-feira, (4). A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou 43,8°C na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior valor já medido oficialmente no estado desde o início das medições, em 1910.
O recorde anterior pertencia a Uruguaiana, que marcou 42,9°C em 27 de fevereiro de 2022. Outras marcas históricas foram 42,6°C em Alegrete (1917) e Jaguarão (1943), além dos 42,5°C registrados em Quaraí nesta semana.
Se confirmado pelo controle de qualidade do Inmet, o novo valor não apenas se tornará a maior temperatura já registrada no RS, mas também estabelecerá o recorde de temperatura para o mês de fevereiro e para todo o verão gaúcho.
Apesar do recorde, especialistas apontam que a onda de calor atual não está entre as mais severas da história do estado. Os eventos de janeiro de 1943 e janeiro de 2022 foram mais intensos e duradouros. Em 2022, por exemplo, o estado enfrentou 13 dias consecutivos com máximas acima dos 40°C, sendo 42,1°C em Uruguaiana e São Luiz Gonzaga os registros mais extremos.
O calor extremo deve persistir no Rio Grande do Sul até quinta-feira (6), quando um ciclone sobre o Uruguai trará uma frente fria ao estado, provocando temporais severos. Mesmo assim, as temperaturas continuarão elevadas, exigindo atenção redobrada da população.