Foto: Divulgação
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a operação “Doação de Constantino”, com foco no combate à disseminação de fake news durante as eleições municipais de 2024 em Santa Maria. A identidade do alvo da operação não foi divulgada.
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão contra um homem supostamente envolvido na criação e divulgação de um vídeo contendo informações falsas e caluniosas durante o período eleitoral. A ordem foi autorizada pelo Juízo Eleitoral de Garantias competente da cidade.
A ação tem como objetivo identificar os responsáveis pela produção e distribuição do conteúdo, bem como possíveis outros envolvidos no esquema. Segundo a Polícia Federal, a investigação apura crimes de calúnia eleitoral, disseminação de notícias falsas e usurpação de função pública, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão.
A operação reforça o compromisso das autoridades em garantir a integridade do processo eleitoral e combater práticas que prejudiquem a democracia.