Prefeito de Novo Hamburgo prorroga calamidade pública e cancela Carnaval em 2025

Foto: Daniele Souza / CMNH

O prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), em seu primeiro dia de mandato assinou o decreto que estende a calamidade pública na cidade e proíbe festividades nesse período, incluindo o Carnaval de 2025. O decreto se estende até o meio do ano e cancela a chance de realização de qualquer outro evento festivo.

A Lei Municipal 3.559/2024, de autoria do próprio Finck, proíbe a realização de eventos com verba pública enquanto persistir a situação de emergência ou calamidade. Em 2024, atividades tradicionais como Feira do Livro e Virada Cultural já haviam sido canceladas, e o Natal dos Sinos ocorreu de forma reduzida, organizado pela CDL, sem apoio financeiro do poder público.

De acordo com o prefeito, a medida é necessária por conta da finanças do município que deve priorizar áreas como saúde, educação e folha de pagamento. As duas escolas de samba de Novo Hamburgo — Protegidos e Cruzeiro do Sul — que dependem de repasses para manter atividades e promover desfiles serão afetadas diretamente com a decisão.

Finck reforçou que a prefeitura buscará parcerias privadas para viabilizar a realização do carnaval em 2026 e apoiará as escolas de samba na busca por patrocínios, além de auxiliar na manutenção de suas operações ao longo do ano.