Foto: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN/Denarc), deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Tríade, focada no desmantelamento de uma organização criminosa do Vale dos Sinos, responsável por dominar a distribuição de drogas no Rio Grande do Sul. A ação cumpriu ordens judiciais de busca, prisão, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias.
Até o momento, 20 pessoas foram presas, e foram apreendidos armas, drogas, munições e valores em espécie. Cerca de 200 policiais civis participaram da operação, executando 94 mandados em nove cidades: Novo Hamburgo, Esteio, Sapucaia do Sul, Viamão, Parobé, Canoas, Porto Alegre, São Sebastião do Caí e Sapiranga.
Estrutura do crime organizado
As investigações revelaram uma estrutura hierárquica com quatro núcleos principais:
- Fornecedores de drogas: lideranças de alto escalão com conexões nacionais e internacionais.
- Consórcio de traficantes: grupo responsável pela distribuição e gestão financeira.
- Revendedores locais: operadores de pontos de venda e tele-entregas.
- Núcleo de suporte: envolvidos em falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e uso de “laranjas”.
A organização movimentava cerca de R$ 25 milhões mensais, distribuindo aproximadamente 1.000 kg de drogas, como cocaína e crack.
O Diretor de Investigações do Denarc, Delegado Alencar Carraro, destacou o compromisso contínuo em desarticular as principais lideranças criminosas.
“Hoje enviamos mais um recado claro à organização criminosa que atua no Vale dos Sinos: a Polícia Civil segue atenta e atuante”.