Foto: Edson Castro/Atlântico
Um caso de racismo contra o goleiro João Paulo, do Atlântico, suspendeu a prorrogação do jogo contra o Guarany, no sábado (30), pelo Gauchão Série A de Futsal. A partida, que valia vaga na final do campeonato, ficou marcada pelo episódio lamentável.
O Atlântico venceu no tempo normal por 4 a 1, e a prorrogação estava empatada em 1 a 1 quando o caso ocorreu. João Paulo e a equipe do Galo registraram boletim de ocorrência junto à Brigada Militar, acionada pela diretoria do clube.
Em nota oficial nesta segunda-feira (2), a diretoria do Atlântico repudiou o episódio e criticou a falta de ação das autoridades presentes. Segundo o clube, o torcedor responsável foi identificado visualmente e apontado várias vezes às equipes de segurança e à direção do Guarany, mas nada foi feito para removê-lo do local.
A diretoria também criticou a postura da equipe anfitriã, que teria priorizado a continuidade do jogo em vez de esforços para identificar e responsabilizar o agressor. Já a direção do Guarany se pronunciou ainda no sábado, afirmando que estava buscando identificar o indivíduo envolvido no caso.
O Atlântico segue oferecendo suporte ao goleiro e aguarda as decisões das autoridades sobre o caso.
Veja a nota do Atlântico:
“O Atlântico Futsal repudia de forma veemente os atos de racismo contra seu atleta, João Paulo, durante o jogo deste sábado, dia 30 de novembro, válido pelas semifinais do Gauchão de Futsal Série A.
Tais fatos são descabíveis, totalmente contra ao que o Atlântico defende como conduta esportiva e qualquer ato como este, precisa ser punido no rigor da Lei.
Esta é a segunda vez que um atleta de nossa equipe é ofendido por torcedores do Guarany (antes, em 2023, contra o atleta Kauê).
É preciso dar um basta ao racismo. O esporte é para unir as pessoas, e não criar ambientes de discórdia e de ofensas, especialmente graves como o racismo.
O Atlântico Futsal e o atleta João Paulo estão tomando as medidas“
Veja a nota do Guarany:
“O Clube Atlético Guarany repudia veementemente os lamentáveis atos ocorridos no jogo deste sábado, 30.
Estamos buscando identificar o indivíduo envolvido para seguir com boletim de ocorrência.
O clube reafirma seu compromisso com a igualdade e o respeito, e repudia qualquer forma de racismo.“