Fotos: Divulgação/PCRS
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, realizou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Lei e Ordem. A ação mirou um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas, extorsões e homicídios, responsável por abastecer pelo menos 40 pontos de venda de entorpecentes em Uruguaiana.
64 mandados judiciais foram realizados, sendo 29 de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão, em 19 bairros de Uruguaiana e Osório, além da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana. A operação resultou na prisão de 25 pessoas, incluindo o líder da organização e seus principais gerentes. Drogas, dinheiro e materiais relacionados à investigação foram apreendidos.
De acordo com o delegado Nilson de Carvalho, a investigação, que durou sete meses, identificou 37 integrantes do grupo, incluindo seu líder. A organização criminosa não só controlava pontos de tráfico, mas também realizava extorsões contra empresários, incendiando veículos e estabelecimentos como forma de ameaça.
Além disso, a quadrilha inseria drogas em potes de comida enviados a detentos e utilizava métodos como “pescaria” para entregar celulares e drogas na prisão.