Escultura que homenageia heróis voluntários da enchente será instalada na Usina do Gasômetro

Foto: Divulgação/Sérgio Gonzalez

A escultura Heróis Voluntários, um tributo aos voluntários que arriscaram suas vidas durante a enchente que devastou a região de Porto Alegre, será inaugurada no dia 11 de dezembro, às 9h, na Usina do Gasômetro. O local, um dos cartões-postais da capital, também foi afetado durante a tragédia.

Assinada pelo artista plástico Ricardo Cardoso, a obra retrata 12 figuras humanas em um gesto de heroísmo: seis erguendo o barco chamado Fraternidade, enquanto outras seis participam do resgate. Crianças e animais de estimação a bordo simbolizam o esforço coletivo para que ninguém ficasse para trás. A peça, que mede 6,2 metros de largura e será instalada a 4,7 metros de altura, destaca a bravura e solidariedade dos voluntários em momentos críticos.

A obra que tem o barco nomeado como Fraternidade foi idealizada pela Federasul, com apoio da Associação Comercial de Porto Alegre.

Ao lado da escultura, um texto vai expressar o reconhecimento aos heróis anônimos que fizeram a diferença durante a enchente, exaltando a solidariedade nacional e o senso de união que conecta os brasileiros em momentos desafiadores.