Foto: Cesar Lopes/PMPA
No feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20), Porto Alegre realizou uma série de atividades, com destaque para a inauguração da estátua de Zumbi dos Palmares no Largo, que é homônimo ao homenageado.
A nova estátua de Zumbi dos Palmares, feita em cobre e com 2,40 metros de altura, foi instalada no Largo Zumbi dos Palmares, em frente ao monumento em formato de lança erguido em 1997.
A obra é assinada pelo escultor uruguaio Mario Cladera, referência em escultura no Rio Grande do Sul. A instalação inclui um dispositivo de realidade aumentada (RA), desenvolvido pela empresa Ibiama, que narra a história do líder quilombola.
O projeto contou com a colaboração da paisagista Márcia Baggio e do professor Manoel José Ávila. Além disso, um totem criado pelo artista e educador social Eduardo Angel Sats foi instalado no local, homenageando o poeta e ativista Oliveira Silveira (1941-2009), um dos pioneiros na proposição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.
A vereadora Karen Santos (PSol), responsável por viabilizar a obra por meio de emendas parlamentares no valor de R$ 200 mil, destacou a importância do projeto.
“Alteramos o orçamento para garantir a instalação da estátua e fortalecer a memória de Zumbi e o movimento negro no Largo Zumbi dos Palmares”, afirmou.