Dia da Consciência Negra será feriado pela primeira vez no país

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, ícone da resistência contra a escravidão no Brasil. Instituído como feriado nacional pelo Congresso em 2023, este será o primeiro ano em que a data será celebrada em todo o país.

Com o feriado, muitos trabalhadores terão uma pausa nas atividades, e serviços essenciais e comerciais sofrerão alterações. Confira como será o funcionamento de diferentes setores:

Funcionamento dos serviços no feriado

Órgãos Públicos

Repartições públicas que não operam em regime de plantão estarão fechadas. Serviços essenciais, como atendimentos em hospitais, segurança e coleta de lixo, seguirão normalmente.

Comércio

A Fecomércio informou que o comércio em geral não abrirá, conforme convenção coletiva. Porém, serviços essenciais, supermercados e shoppings terão horários diferenciados.

Correios e Bancos

As agências dos Correios estarão fechadas, retomando atendimento na quinta-feira (21); Bancos também não abrirão, mas pagamentos via PIX e Internet Banking estarão disponíveis.

Importância da data

O feriado reforça a importância da luta contra o racismo e celebra a contribuição histórica da população negra para o Brasil. Com o marco em nível nacional, a data busca promover reflexão e conscientização em todas as regiões do país.