“Sem alma”: Propaganda natalina da Coca-Cola feita por IA provoca polêmica na internet

Reprodução

A colossal empresa que domina o mundo e que popularizou a imagem moderna do Papai Noel, com a cor vermelha associada à marca e transformando toda essa época num grande evento de abrangência global com uma estética bem específica, decidiu que daria um buzz absurdo se deixassem todos aterrorizados com um futuro sem alma de vídeos feitos por Inteligência artificial. Saca o anúncio:

Um dos perfis que postou disse: “isso é uma virada de jogo pra IA generativa”:

Outro já foi mais crítico:

“Níveis de estranheza dignos de Expresso Polar, mas sem o cuidado que fez aquele filme funcionar. Há uma real falta de humanidade aqui ao retratar, ironicamente, o mais humano dos feriados. A tecnologia está avançando rápido, mas ainda não chegou lá. Tudo parece um pouco cínico e ‘sem alma no olhar’.”

Outro perfil ficou arrasado: “A Coca Cola usando IA para um anúncio é genuinamente tão assustador para mim. A arte está morrendo. Atores, substituídos. Operadores de câmera, substituídos. Motoristas, substituídos. Designers, substituídos. Sem alma. Isso está afetando TODOS agora. Quer você queira aceitar isso ou não. Está indo longe demais”

Outro ironizou: “Mais de 14 anos atrás, a galera tava recriando o anúncio de Natal da Coca-Cola no GTA San Andreas e ele ainda parecia mais autêntico do que essa bobagem.”

Esse foi nostálgico: “Lembrando de Haddon Sundblom, o artista responsável pela criação do icônico Papai Noel vermelho para os comerciais da Coca-Cola. A arte real cria marcos culturais. IA, nem tanto.”

E teve mais! “É uma loucura que essa seja a empresa que literalmente deixou o Papai Noel vermelho por causa do quão icônicos seus anúncios eram, agora eles estão apenas fazendo bagunça”, disse um, “estamos vivendo na pior linha do tempo”, bradou outro, “Terminar com o slogan “Magia Real” logo depois de mostrar a porcaria mais falsa é fogo”, lembrou mais um.