Operação do MP mira cartel e fraudes em 17 empresas do RS e PR, com prejuízo estimado de R$ 460 milhões

Foto: Divulgação/MP

Na manhã desta quarta-feira (6), o Ministério Público realizou uma operação contra 17 empresas no Rio Grande do Sul e Paraná, investigadas por suspeita de cartel, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em empresas e residências nas cidades de Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, São Leopoldo, Santa Maria, São Gabriel, Soledade e Passo Fundo (RS), além de Curitiba e Pinhais (PR).

Segundo a investigação, o esquema iniciou em 2018, quando empresários de grande e médio porte criaram empresas de fachada, registradas em nome de laranjas, para manipular licitações públicas.

Em cada licitação, o cartel definia qual empresa ganharia, com as demais ofertando valores até três vezes acima do mercado. Esse esquema teria causado um prejuízo ao Estado do Rio Grande do Sul, com fraudes estimadas em R$ 460 milhões.

As penas para os crimes variam entre dois a 10 anos de prisão, além de multa entre 10% a 20% do faturamento bruto das empresas, segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Divulgação/MP