Foto: Gerson Turell
O fotografo porto-alegrense Gerson Turelly, de 55 anos, realizou uma foto impactante da enchente que devastou Porto Alegre em maio e garantiu dois prêmios em duas categorias no Standard Chartered Weather Photographer of the Year 2024.
A foto, que mostra um homem remando em um bote sobre a água no cruzamento das ruas Caldas Júnior e Andradas, no Centro Histórico da capital gaúcha, foi premiada na categoria “Climate Award” por destacar o impacto das mudanças climáticas. A imagem também conquistou 30% dos votos na votação popular online.
Turelly compartilhou que recebeu com orgulho e emoção a notícia do prêmio, vinda da Inglaterra, na manhã desta quarta-feira (30), enquanto se preparava para viajar à Serra Gaúcha. Ele relembra que, ao registrar a enchente, sentiu-se profundamente consternado pelo cenário desolador e pelo esforço dos voluntários.
“Fotografei o que vi e senti, diante de toda a problemática que Porto Alegre enfrenta com as enchentes”, expressou.
Profissional da fotografia desde 2002, Turelly acredita que o prêmio ajuda a manter viva a memória da tragédia e reforça a importância de alertar para os efeitos das mudanças climáticas. Ele também receberá uma premiação em dinheiro de cerca de 1 mil euros (aproximadamente R$ 7.410).