Foto: Divulgação/Inmet
O Rio Grande do Sul deve receber uma tempestade com potencial para gerar chuvas de até 60 mm por hora e ventos superiores a 100 km/h, nesta quinta-feira (24), conforme um alerta vermelho de “grande perigo” emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso começou a valer às 7h30 e permanece até as 17h, cobrindo cidades das regiões Metropolitana, Central, Norte, Noroeste, Serra, Vales, além de trechos da Campanha e Sul. Nessas localidades, a tempestade pode causar inundações, queda de árvores e prejuízos em construções. Apesar do início do dia ensolarado em Porto Alegre, há expectativa de chuva forte na Capital.
O Inmet já havia divulgado outros dois avisos para o estado, com vigência até a noite de quinta-feira e se prolongando até sexta-feira (25), envolvendo todas as áreas do RS. A tempestade está relacionada a um ciclone extratropical que se desenvolveu na madrugada entre o Uruguai e a região da Campanha.
O fenômeno se desloca em direção ao Atlântico, movido por ventos intensos e um sistema de baixa pressão atmosférica, que contribui para a criação de nuvens carregadas de chuva. O monitoramento meteorológico no Windy indica a presença do ciclone sobre o Uruguai, próximo à Fronteira Oeste, com previsão de avanço da tempestade sobre o RS.