Foto: Fernando Alves/Juventude
Após o Juventude remover o meio-campista Nenê de última hora da partida contra o Palmeiras, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deve emitir uma nota nas próximas horas explicando a situação. O atleta foi preservado pelo clube devido a uma “pendência no STJD” registrada no sistema da CBF, o que surpreendeu o clube.
Segundo o jornalista Athos Moura, o STJD pretende esclarecer que não há punições pendentes contra Nenê e que uma falha no sistema resultou na inserção incorreta de dados no dia 8 de outubro, às 12h14.
Segundo o tribunal, essa informação esteve disponível aos clubes desde a publicação das tabelas pela CBF, e os times podem solicitar o Informativo de Penalidade Pendente (IPP) a qualquer momento.
O tribunal ainda destaca que o departamento jurídico do Juventude entrou em contato com a secretaria do STJD, via WhatsApp, apenas às 11h40 do dia da partida, e foi informado de que as consultas são feitas apenas em horário comercial devido à necessidade de acesso presencial ao sistema. Por isso, a resposta foi encaminhada na segunda-feira (21), um dia após a partida.
Conforme Athos Moura, a nota do STJD ainda ressaltará o artigo 62 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que estabelece que os clubes são exclusivamente responsáveis pelo controle das penalidades de seus atletas, incluindo suspensões por cartões e sanções da Justiça Desportiva.