Foto: Julio Ferreira / PMPA
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou que já retirou 110 mil toneladas de entulho acumulado pelas enchentes de maio, de um total de 150 mil toneladas que estavam nas ruas. Esses resíduos estão sendo direcionados a aterros sanitários, com a maior parte concentrada no terreno provisório da Severo Dullius, na Zona Norte, que segue recebendo novos volumes de descarte.
Diante da emergência causada pelas inundações, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) criou nove pontos temporários para armazenamento de entulho, conhecidos como bota-espera. Segundo o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a região da Severo Dullius permanece ativa por conta do atraso na retração das águas nas áreas norte da cidade e nas ilhas.
Em dois desses locais, Serraria, na Zona Sul, e o Sambódromo, no Porto Seco, uma empresa terceirizada continua transportando resíduos para aterros em Santo Antônio da Patrulha. O DMLU projeta finalizar a limpeza no Porto Seco até este sábado (19), enquanto a Serraria deve ser concluída em 15 dias. Já o ponto de Severo Dullius permanecerá em funcionamento até o final de outubro, com o fechamento total previsto para novembro.
Situação Atual dos Depósitos Provisórios em Porto Alegre:
- Severo Dullius (Zona Norte): Aberto e ainda recebendo resíduos.
- Serraria (Zona Sul): Limpeza em andamento, com previsão de conclusão em 15 dias.
- Porto Seco (Sambódromo): Limpeza a ser finalizada até sábado (19).
- Anchieta: Limpeza concluída e em fase de fechamento.
- Humaitá, Floresta, Centro Histórico e Navegantes: Já desativados e encerrados.