Foto: Edu Rickes
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, recebeu, na noite desta quinta-feira (10), o prêmio Mérito Rural da 98ª Expofeira de Pelotas. O pecuarista Joaquim Assumpção de Mello proprietário da Estância Santa Eulália, por sua vez, foi homenageado com a medalha Nunes Vieira.
“Fico muito honrado pela lembrança que provavelmente está ligada ao trabalho da Farsul em defesa dos produtores rurais. Mas é preciso frisar que esse trabalho não é de uma pessoa só, mas de um grupo de produtores que estão à testa da Farsul e que vêm trazendo esse trabalho em defesa do produtor”, disse Gedeão.
Para Mello receber a distinção também é motivo de muito orgulho. “A medalha Dr. Nunes Vieira é um reconhecimento da ARP às pessoas que lhe prestaram relevantes serviços, portanto ao recebê-la me sinto muito honrado e prestigiado”, declarou.
Ao comentar sobre o momento do agronegócio no Rio Grande do Sul, tanto Gedeão como Mello concordam que os produtores gaúchos enfrentam um período de grandes dificuldades e desafios em função dos efeitos das crises climáticas de setembro de 2023 e maio deste ano.
“Estamos vendo muitas dificuldades para a implantação da nova lavoura porque o nível de endividamento dos produtores ainda é elevado e não se tem uma solução definitiva. O cenário é nebuloso e a janela de plantio já está aberta”, diz o presidente da Farsul.
Ao lançar um olhar sobre a realidade regional, Mello comenta que: “o agro no momento em nossa região passa por dificuldades extremas em função da desastrosa enchente pela qual passamos em maio passado e que terá consequências prolongadas. Mas como região de produtores capazes, experientes e determinados, sem dúvida iremos nos recuperar retornando, provavelmente, com muita força“.
Sobre os homenageados
Gedeão Pereira
Em seu segundo mandato (2022/2024) como presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira é médico veterinário, formado em 1971, pela Universidade Federal de Santa Maria. Produtor rural, é proprietário e administrador da Estância Santa Maria com produções de pecuária de corte das raças Hereford e Polled Hereford, com manejo em pastagens e agricultura. Realizou viagens de estudos em pecuária à Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Chile, Paraguai, França, Espanha e Rússia.
Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé por dois mandatos. Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, onde, também, foi vice-presidente por quatro mandatos. Foi presidente do Sebrae/RS e atualmente é vice-presidente do Fundesa e 2º vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), onde também exerce o cargo de diretor de Relações Internacionais.
Joaquim Mello
É proprietário da Estância Santa Eulália, localizada na zona rural de Pelotas, o produtor rural Joaquim Francisco Bordagorry Assumpção Mello é engenheiro agrônomo e convive com criação de gado desde que nasceu. O negócio de família teve origem em terras uruguaias, por volta de 1800, com o avô materno, que importou gado da rainha da Inglaterra. Atualmente, se dedica à criação de gado Angus e cavalos crioulos, na propriedade que trabalha com integração lavoura/pecuária, cultiva soja e arroz.