Disputa pela reitoria da UFPel: Polêmica continua e Conselho Superior deve definir nesta sexta-feira lista tríplice

Foto: Reprodução

O imbróglio quanto a escolha da reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a gestão 2025-2028 segue e, pela primeira vez, duas chapas registraram suas candidaturas no Conselho Superior da Universidade (Consun). O órgão é responsável por decidir quais nomes serão enviados para a lista tríplice ao Ministério da Educação que nomeia o/a novo/a reitor/a. A reunião ocorrerá nesta sexta-feira (11).

Comumente somente a chapa vencedora da consulta informal, realizada entre alunos, professores e técnicos, se inscreve no Consun. Porém, desta vez, tanto a chapa UFPel Multi quanto a Frente Ampla decidiram participar do processo.

Ursula Silva, candidata da UFPel Multi, defende que sua chapa venceu o segundo turno por 50% a 49,9%. “Que a democracia seja respeitada, a tradição democrática da escolha da UFPel seja respeitada, que aquilo que a comunidade escolheu, então seja referendada ao Consul“, disse ela em um vídeo através das redes sociais.

Já Julieta Fripp, candidata pela Frente Ampla, alega que o segundo turno terminou em empate técnico, já que a Junta e a Comissão Eleitoral ainda não definiram uma chapa vencedora. Em vídeo ela criticou o que chamou de ‘aceleração do processo’ e afirmou que existe uma consulta que ainda não terminou, afirmando a necessidade de aguardar a auditoria. Na legenda da publicação, a chapa afirma: “A reitora Isabela Andrade, sem respeitar a finalização da consulta à comunidade, com uma urgência inexplicável, chamou uma outra eleição“.

Nomes inscritos:

Inscrições para Reitor(a):
1. Ursula Rosa da Silva;
2. Fábio Garcia Lima;
3. Aline Ribeiro Paliga;
4. Julieta Maria Carriconde Friepp;
5. Uemerson Silva da Cunha;
6. Tamara Leitzke Caldeira Beskow.

Inscrições para Vice-Reitor(a):
1. Eraldo dos Santos Pinheiro;
2. Fábio Garcia Lima;
3. Aline Ribeiro Paliga;
4. Fábio Vergara Cerqueira;
5. Uemerson Silva da Cunha;
6. Tamara Leitzke Caldeira Beskow.