Foto: Divulgação/FGF
Uma conversa inicial entre clubes que disputarão o Campeonato Gaúcho de 2025 e Federação Gaúcha de Futebol (FGF) mostrou um esboço sobre a preparação para o Estadual. Uma das novidades é a utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) em todos os jogos da competição. Em entrevista à Rádio Universidade, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, confirmou a informação repassada por dirigentes na última semana e falou sobre uma possível fusão do Gauchão A2 e da Terceirona Gaúcha, que não deve acontecer.
Segundo já havia afirmado o diretor de futebol do Pelotas, Carlos Augusto Tavares, o VAR será instalado em cada um dos estádios do RS, sendo assim, este não será administrado em um ambiente centralizado, como acontece no Campeonato Brasileiro. Segundo Hocsman, um dos pontos que pesou para essa decisão foi a necessidade de fibra nos estádios, sistema de internet que ainda não chegou em algumas cidades gaúchas.
Sobre custos, o presidente da FGF afirmou que a entidade buscará parcerias e alfinetou os dirigentes pelas reclamações na última edição. “A questão do custo, a gente vai, na medida do possível, buscar algum tipo de parceria para custear esse valor, para que a gente não precise compartilhar isso com os clubes. Embora, no ano passado, os próprios clubes, tomaram a decisão de não utilizar o VAR pela questão de custo, e no primeiro lance discutível dentro do campo foram às rádios dizer que deveria ter tido o VAR ‘mesmo que nós bancássemos o valor’“, disse.
Outro ponto abordado na reunião, foi a disponibilização de recursos para melhorias nos estádios gaúchos, este que seria oriundo da CBF. Conforme Hocsman, o valor oferecido é de R$150 mil para a utilização em gramados e iluminação, entretanto, para recebê-lo, os clubes precisam enviar um projeto apontando a destinação deste valor. “De cabeça eu me lembro aqui que o Guarany de Bagé foi um dos poucos ou um dos únicos que apresentou esse tipo de projeto. Ele já foi aprovado e deve estar na fase de liberação de recurso“, pontuou sobre a falta de adesão dos clubes.
O Congresso Técnico do Gauchão 2025 ainda aguarda a divulgação do calendário do futebol nacional por parte da CBF, entretanto, assim como nos demais anos, este deve ocorrer em novembro. A tabela deve se repetir, apenas com sorteios para Monsoon e Pelotas quanto a mandos de campo.
Gauchão A2 e Terceirona Gaúcha
Em divisão inferiores, outros temas estão sendo debatidos com a FGF, caso de uma mudança no calendário e até mesmo possível fórmula do Gauchão Série A2, a Divisão de Acesso. Conforme informações, os clubes participantes almejam a competição iniciando agosto, e não mais em abril, e terminando em novembro. Outra ideia é uma possível mudança de fórmula, seguindo os moldes da primeira divisão, com um grupo único, de 16 clubes.
“Há alguns anos atrás essa conversa foi levantada porque já havia sido uma oportunidade, uma demanda feita por alguns clubes. E essa demanda agora, não sei se em razão da enchente, se é só em razão do inverno, mas muitos clubes individualmente começaram a procurar a federação provocando o debate. Isso é algo que precisa ser estudado, não é uma decisão que se tome unilateralmente ou individualmete, no sentido de pensar apenas na competição da Série A2, porque ela tem impacto em outras competição, como a Copa FGF e como a Série B” explicou.
Por fim, questionado sobre uma possível fusão da Divisão de Acesso e da Terceirona, como chegou a ser veiculado em alguns meios de comunicação, Hocsman afirmou que nenhum clube solicitou esse tipo de situação e que não houve debate sobre o assunto. O principal motivo para a não possibilidade desta é a quantidade de clubes que integram, principalmente, o Acesso, que possui um número maior de clubes.