Foto: Rodrigo Chagas/Ascom
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (7) o ato de assinatura do convênio do programa Avançar Mais na Saúde, entre o governo do Estado e a Santa Casa de Misericórdia. A parceria de R$ 1,48 milhão tem como objetivo a aquisição e instalação de mamógrafo digital para a Santa Casa.
Com a aquisição do equipamento, a expectativa é que o número de exames triplique em virtude do menor tempo necessário para resultado das imagens. É esperado chegar a mais de 1,8 mil atendimentos anuais, tendo como referência os 630 realizados em 2023.
“Sabemos da importância da prevenção no combate ao câncer de mama e o quanto dependemos desses equipamentos. No ano passado, tivemos uma redução no índice de procura da mamografia, o que é muito preocupante. Receber este equipamento novo e moderno é sinal que vamos estar mais preparados para recuperar e ultrapassar as metas relacionadas à saúde e proteção das mulheres”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Conforme a ginecologista e obstetra Daiane Ferreira, a mamografia anual é a principal ferramenta de detecção do câncer de mama. Com o equipamento digital, o exame será menos desconfortável para a paciente, além de resultar em imagens mais nítidas para a observação de pequenos nódulos e gerar mais praticidade no compartilhamento e armazenamento das imagens.