Foto: Reprodução
O Rio Grande do Sul inaugurou a Delegacia Online da Diversidade na quinta-feira (3), em uma solenidade realizada no Palácio da Polícia. Esta plataforma virtual é pioneira no Brasil e foi criada para apoiar vítimas de crimes de intolerância, como discriminação de gênero, etnia, religião ou cor.
Disponível através do site da Delegacia de Polícia Online do RS, o novo serviço permite aos usuários registrar ocorrências que serão encaminhadas para investigação especializada.
Para registrar um boletim de ocorrência, os usuários devem acessar o site, selecionar o tipo de boletim desejado e preencher os dados necessários. Um e-mail de confirmação é enviado ao denunciante após o registro, que então é direcionado para a equipe de investigação apropriada.
A delegada Liege informou que os agentes envolvidos foram treinados para oferecer um atendimento mais empático e humano. Ela destacou que aproximadamente 40% dos boletins de ocorrência na Polícia Civil são feitos online, e com a nova delegacia, espera-se melhorar o registro e acompanhamento de casos de intolerância.
Segundo o chefe Fernando Sodré, a delegacia não apenas combate a subnotificação de crimes de intolerância mas também amplia o acesso dos cidadãos à justiça. A plataforma está integrada a outras delegacias especializadas, como as de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente, e ao Idoso.
Além da Delegacia Online da Diversidade, estão em desenvolvimento outras iniciativas para facilitar denúncias, incluindo uma ferramenta para medidas protetivas em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs), que promete acelerar o suporte às vítimas sem necessidade de deslocamento físico, como destacou a delegada Liege.