Foto: Reprodução/SporTV
O Grêmio anunciou que as análises de áudio realizadas por duas empresas especializadas em perícia não encontraram evidências de injúria racial no vídeo que registrou a saída do atacante Carlinhos, do Flamengo, pelos túneis de acesso aos vestiários. Esta conclusão surge após alegações de injúria racial divulgadas pelo jornal Lance!, que desencadearam investigações por parte do clube.
Em resposta ao incidente, o Grêmio tomou várias medidas para esclarecer os fatos. O clube identificou o torcedor envolvido, coletou depoimentos de testemunhas, e contratou as referidas empresas para analisar detalhadamente o vídeo em questão.
De acordo com o clube, apesar de os métodos técnicos utilizados nas perícias serem distintos, ambos os laudos chegaram à mesma conclusão: não ocorreram falas injuriosas.
Um dos laudos apontou um “enorme erro” cometido pelo site do jornal Lance!, acusando-o de induzir equivocadamente a expressão “macaquinho” por meio da legenda do vídeo e do conteúdo do artigo. O outro laudo sugeriu que a fala captada está mais alinhada com expressões como “tá brabinho” ou “tá bravinho”, excluindo a possibilidade de comentários racistas.
Diante disso, o Grêmio já notificou o jornal Lance! e o CR Flamengo, exigindo retratações pelas informações divulgadas. Além disso, o clube afirma que tomará todas as medidas necessárias para mitigar os danos causados à sua imagem e à de sua torcida.
O Grêmio aproveitou a ocasião para reafirmar seu compromisso no combate à discriminação, sempre agindo em defesa da verdade e da justiça.
Acompanhe a nota completa do clube aqui.