Foto: Gustavo Mansur
Uma campanha com o intuito de decorar o Museu da Baronesa foi lançada nos últimos dias pela Associação dos Amigos do Museu da Baronesa (Ambar). A iniciativa chamada ‘Ilumine a Baronesa’ conta com o apoio da Prefeitura e tem o objetivo de arrecadar lustres para compor o espaço do local.
A expectativa é arrecadar 14 lustres, sendo quatro para o hall de entrada e um para o salão de festa, boudoir (quarto de vestir), capela, torrão, salas rosa e azul e de almoço, além dos quartos infantil e do aposento conhecido como Quarto de Déa – Déa Antunes Maciel, última remanescente da família, que visitava e passava os verões na então chácara – apontada como responsável por convencer os irmãos e demais familiares a doarem a propriedade para o Poder Público.
Vale lembrar que a requalificação do Parque da Baronesa, está em andamento, e a previsão é que esta fosse finalizada em outubro. O custo da obra é de mais de R$ 6,5 milhões, com recursos da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Pelotas. Segundo o projeto, o parque terá quadras esportivas, alambrado, pracinha, academia, áreas de lazer contemplativo, paisagismo, pavimentação de caminhos em concreto e em Tratamento Superficial Duplo Invertido (TSDI – composição asfáltica), fechamento (muro + gradil), mobiliário, iluminação em LED e anfiteatro ao ar livre.
Interessados têm até o dia 10 de dezembro para participar da campanha. É necessário entrar em contato com a Secretaria de Cultura (Secult), pelo telefone (53) 98115-0120.