Foto: Miguel Scapin
O Rio Grande do Sul tem enfrentado dias seguidos de céu fechado, com pouca ou nenhuma presença de sol. Mesmo nos dias com menos nuvens, a fumaça das queimadas, trazida por ventos do Norte, tem obscurecido o céu, criando a sensação de um tempo sempre nublado. Mas afinal, quando veremos o céu azul novamente? Segundo a MetSul Meteorologia a resposta é somente na próxima semana.
No final de agosto e início de setembro, essa fumaça tomou conta do estado, causando a impressão de instabilidade climática, ainda que o número de chuvas tenha sido moderado. Mesmo em dias com pouca nebulosidade, a fumaça impediu que os gaúchos aproveitassem um céu claro.
Nesta sexta-feira (13) a previsão ainda indica muitas nuvens e a continuidade da fumaça. No entanto, uma massa de ar frio vinda do Sul trará ventos mais limpos no fim de semana, abrindo espaço para que o sol volte a aparecer em algumas regiões do estado.
Para a próxima semana, a expectativa é de tempo mais estável, com dias ensolarados e poucas nuvens. Embora o sol deva predominar, há possibilidade de neblina e nevoeiro no início das manhãs. Além disso, a pluma de fumaça deve se afastar, permitindo que o azul do céu gaúcho volte a ser apreciado.