Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos, como a sua melhor performance na história. A delegação paralímpica finalizou os jogos em quinto lugar, atrás apenas da China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda.
Com um total de 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o país superou significativamente suas performances anteriores, ultrapassando em 17 medalhas as 72 conquistadas tanto em Tóquio 2020 quanto no Rio 2016.
O Comitê Paralímpico Brasileiro, que havia estabelecido como meta a quinta colocação já nos Jogos de 2016 no Rio, finalmente alcançou e superou essa expectativa em Paris. O planejamento estratégico revisado em 2021 projetava entre 70 e 90 medalhas, com uma classificação entre os oito primeiros em ouros, metas essas que foram notavelmente superadas.
Como forma de celebrar esse feito histórico, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro será iluminado com as cores da bandeira brasileira na noite deste domingo, em homenagem ao desempenho excepcional dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.