Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro do Denarc deflagrou nesta quarta-feira (4) a quarta fase da Operação Irmandade. A ação resultou no cumprimento de 41 medidas cautelares, mandados de busca e bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros. Três pessoas foram presas, sendo dois líderes financeiros e logísticos em Alvorada e Caxias do Sul, além de um indivíduo em Ijuí com posse de armas de fogo.
A operação contou com a participação de 80 policiais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As cidades abrangidas incluem Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, Alvorada, Charqueadas, Imbé, Caxias do Sul, Bagé, Ijuí, Santo Ângelo, Erechim, Viadutos, Dois Lajeados, Palhoça/SC e Cascavel/PR.
Nesta fase, foram identificados novos operadores financeiros que movimentaram mais de R$ 6,8 milhões no sistema financeiro, utilizando técnicas para disfarçar a origem dos valores, como estruturação e smurfing. Um casal de Porto Alegre/Alvorada foi identificado como responsável pelo gerenciamento de grandes somas ligadas ao tráfico de entorpecentes.
Desde o início da Operação Irmandade, em 2021, mais de 450 medidas cautelares foram executadas, resultando em prisões e sequestro de bens. O total movimentado pelos alvos em quatro fases da operação ultrapassa R$ 30 milhões. A operação segue investigando ligações entre narcotraficantes, roubos a banco e lavagem de dinheiro.