Pedro Piegas / PMPA
A partir desta quarta-feira (4), a demolição do Edifício Galeria 15 de Novembro, conhecido como Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, será retomada. Os trabalhos iniciarão pela manhã e focarão nos quatro pavimentos superiores do prédio, que começou a ser construído nos anos 50 e nunca foi finalizado.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI) revelará o cronograma completo durante uma coletiva de imprensa no mesmo dia. A demolidora FBI, encarregada do serviço, não prevê bloqueios totais do trânsito próximo, mas ajustes pontuais podem ocorrer, como a saída de caminhões pela contramão da Rua Marechal Floriano Peixoto até a Avenida Júlio de Castilhos.
A retomada dos trabalhos segue a liberação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que havia embargado o processo em 27 de fevereiro devido a riscos de segurança. Após ajustes feitos pela empresa responsável, a demolição, que custará R$ 3,79 milhões, está prevista para ser concluída até dezembro deste ano.