Foto: Nauro Júnior
Foi lançada na última segunda-feira (26) mais uma exposição de arte coletiva promovida pelo restaurante-galeria Madre Mia, em Pelotas. Aberta ao público até dezembro, a mostra reúne obras de sete diferentes artistas, de variadas linguagens. Entre os convidados para esta edição está o fotógrafo e escritor Nauro Júnior, que há mais de 30 anos se dedica a retratar fatos, pessoas e paisagens da cidade que escolheu para viver.
Natural de Novo Hamburgo, Nauro vive em Pelotas desde 1996, quando passou a ser o repórter fotográfico do jornal Zero Hora no sul do Estado. Desde então, registra o cotidiano e as belezas locais, inclusive transformando parte desse conteúdo em livros. Um deles chamado Pelotas em Imagens, onde estão compilados alguns de seus registros, incluindo os agora expostos no Madre Mia.
Para a exposição foram selecionadas 24 fotografias. De acordo com Nauro, as imagens representam não só aspectos da cidade, mas também um mapa poético de sua própria vida a partir do momento em que adotou Pelotas como sua terra. “São a narrativa da minha própria história neste lugar encantado, para onde vim sem a mínima noção de quanto tempo ficaria”, define.
Ganhador de prêmios nacionais de fotografia tendo sempre como matéria prima de suas imagens Pelotas e o sul do RS, atualmente Nauro também se dedica à produção de um documentário sobre a Expedição Fuscamérica. O projeto autoral iniciado em 2012 consiste em percorrer e retratar o mundo a bordo de um Fusca 1968, tendo sempre Pelotas como ponto de partida e chegada.
SERVIÇO
O que: Exposição coletiva “Mucha Arte”
Onde: Madre Mia, na rua Santa Cruz, 2200, no Centro de Pelotas
Quando: Diariamente, até dezembro
Horário: De segunda à sexta das 11h30 às 14h; sábados e domingos das 11h30 às 15h; além de segunda a sábado a partir das 19h.