Foto: Arquivo Pessoal
Na última semana, a historiadora rio-grandina e pós-doutoranda da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Olivia Nery, coordenadora do projeto Caminho fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande (PPGMP-UFPel), tomou posse como integrante da nova diretoria do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial – TICCIH –Brasil.
A eleição e oficialização da nova diretoria aconteceu dentro da programação do IV Congresso Nacional para Conservação do Patrimônio Industrial – TICCIH –Brasil, realizado entre os dias 15 e 17 de agosto em Bauru, São Paulo.
O Comitê foi criado em 2004, por diferentes profissionais, com o objetivo de pesquisar, valorizar, preservar, mapear e proteger o patrimônio industrial brasileiro, tanto material quanto imaterial. O órgão é filiado ao The International Comittee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH), sediado na Inglaterra.
A nova diretoria do TICCIH-Brasil é composta por: Presidente: Daniela Pistorello; Vice-presidente: Andrey Minin Martin; 1º Secretário: Anthony Beaux Tessari; 2º Secretária: Elisa Pomari; Comissão Acadêmica: Geovana Erlo e Olivia Silva Nery; Comissão Administrativa: André Luiz Rocha Cardoso.
Olívia é doutora em História pela PUCRS, com doutoramento sanduíche na Universidade Autónoma de Lisboa. É mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e bacharela em História pela FURG e atualmente é Pós-Doutoranda no PPGMP-UFPel.
A profissional ainda é coordenadora do Projeto Caminho Fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande, pesquisadora participante do Grupo de Pesquisa SÉPIA: Preservação – Memórias – Acervos e faz parte da atual gestão do GT Mundos do Trabalho da ANPUH-RS (2024-2026). Atuou na Gestão do GT de História Cultural da ANPUH-RS (2022-2024). É representante titular da Setorial Patrimônio Material e Imaterial no Conselho Municipal de Políticas Culturais (Rio Grande), membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Rio Grande). Trabalha com temas relativos ao Patrimônio Cultural, Memória Social, Museus, Acervos, Patrimônio Industrial, História da Cidade do Rio Grande.