Foto: Divulgação/Polícia Civil
Nesta terça-feira (20), a Polícia Civil de São Paulo, através da Força-Tarefa Cyber do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a sétima fase da operação Tanque D’água, focada no combate a fraudes e golpes ligados a serviços de utilidade pública. A operação ocorre em um momento em que tais crimes se intensificaram devido ao período de calamidade por enchentes no Rio Grande do Sul.
Durante a operação, foram presos dois indivíduos sob acusações de operar falsas páginas de venda de água por caminhões-pipa. A investigação resultou também em oito mandados de busca e apreensão, todos cumpridos na capital paulista, visando coletar mais evidências sobre as atividades do grupo criminoso.
O esquema ganhou força durante as enchentes no RS, em maio, quando a escassez de água se tornou crítica. Os criminosos atraíam vítimas oferecendo o serviço de caminhões-pipa a preços baixos. No entanto, após o pagamento, os serviços prometidos não eram entregues, resultando em numerosas denúncias por parte das vítimas.