Foto: Divulgação/PF
Está em curso desde a manhã desta terça-feira (20), a Operação Talha Dupla, da Polícia Federal. As ações ocorrem em Pelotas, Uruguaiana e Florianópolis. A operação tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Foram realizados dezoito mandados de busca e apreensão, onde destes dezesseis foram em Uruguaiana, um em Pelotas e um na capital catarinense. A PF já reteve veículos, bens e valores retidos em contas que chegam quase a R$ 25 milhões, além de aparelhos eletrônicos e documentos, armas de fogo, rádios de comunicação e dinheiro.
Dois imóveis em Uruguaiana, outro em Florianópolis e cinco carros também foram sequestrados em ação judicial. Uma pessoa foi presa em Uruguaiana por posse de arma de fogo.
A Operação teve início em 2022, quando a Receita Federal apreendeu R$ 1 milhão, transportado por uma jovem em duas malas idênticas. Após ser conduzida à PF, a mulher deu o depoimento e a Operação foi deflagrada. Após as investigações, a Polícia descobriu que a origem dos valores vinha do tráfico internacional de drogas, originário de Uruguaiana, onde o grupo dos investigados atuava em estrutura bastante robusta.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, esse mesmo grupo já esteve envolvido em outra operação, a Plano Alto, que foi deflagrada em 2015, onde os criminosos traziam cocaína de aviões de pequeno porte direto da Bolívia, e descarregavam em fazendas em Uruguaiana.